Seg. a Sex. - 9 às 18h

Notícias

Trabalhadora gráfica demite patrão no mês da mulher por falta de pagamento do FGTS

Nesta sexta-feira (21), uma trabalhadora da Copiadora Nacional (Centro do Recife) fez o que muitos da categoria têm vontade, mas faltam condições, coragem e conhecimento sobre leis. Ela decidiu não ir mais à empresa depois de ter ido ao Sindgraf e descobrir que tem poder de demitir o patrão sem perder nenhum dos seus direitos pelo fato dele está descumprindo os direitos trabalhistas. Logo, ela ainda receberá todos os direitos como se estivesse sendo demitida. Isso só foi possível porque buscou o apoio jurídico do sindicato, frente às falhas recorrentes do patrão e entrou com o pedido de demissão dele na Justiça por meio de um processo chamado de rescisão indireta. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!

A demissão do patrão pela trabalhadora foi oficialmente ontem, data em que o Sindgraf entrou com o processo de rescisão indireta, ocorrendo justamente neste mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres.

A trabalhadora tinha os motivos necessários para tomar essa iniciativa. Dos nove anos registrados na empresa, mais da metade conviveu com a falta do depósito do FGTS. Uma irregularidade recorrente da Copiadora Nacional e não somente contra o direito desta profissional, mas com ela foi diferente. Saiu do silêncio e buscou ajuda do sindicato, demitindo o patrão através da ação na Justiça.

A rescisão indireta é o mesmo de uma justa causa do trabalhador quando comete falha grave. No caso da Copiadora Nacional, foi o contrário. A empresa foi demitida pelo fato da falha e de forma reiterada, o que deve estar ocorrendo com os outros empregados da empresa e dos demais das gráficas que pertencem ao mesmo grupo econômico.

O Sindgraf-PE se coloca à disposição dos trabalhadores que estejam dispostos a fazerem igual a trabalhadora, esta que pela sua qualidade profissional e pela carência de mão de obra no mercado deve conseguir um novo emprego no setor rapidamente. Gráfico: seja forte, seja sócio. Sindicalize!

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Clique para falar com o Sindgraf-PE