Seg. a Sex. - 9 às 18h

Notícias

Sindicato começa 2025 na defesa salarial, do 13° e da lei dos gráficos em Pernambuco 

A filial em Recife da gráfica cearense Cúpula tem descumprido tudo isso e atrasado até os salários. O Sindgraf-PE acionou o Ministério do Trabalho, que logo convocará a empresa. 

O ano mal começou, mas gráficos já sofrem com empresas que tentam sonegar a lei relativa aos direitos e ao salário da categoria, em especial sobre o reajuste salarial e até o pagamento do 13°. A filial da cearense Cúpula no Recife/PE, mesmo com serviços, é uma dessas gráficas com o perfil fora da lei. Por conta disso, um trabalhador chegou até a pedir demissão e trocou de empresa, já iniciando no novo emprego nesta sexta-feira (24). Essa situação, inclusive, ocorreu muito em 2024 no setor diante dos maus patrões e da falta de incentivos para os trabalhadores.

Felizmente o Sindgraf-PE segue na luta pela categoria em 2025 depois de ter garantido o reajuste salarial com ganho real retroativo a outubro de 2024, inclusive no 13° salário, além de ter garantido por mais um ano todos os 60 direitos da Lei dos Gráficos (CCT), como a obrigação das empresas fazerem a rescisão contratual do trabalhador (seja sindicalizado ou não) no Sindicato. A Cúpula tem descumprido tudo isso e atrasado até os salários. O Sindgraf-PE acionou o Ministério do Trabalho, que logo convocará a empresa. 

A Cúpula está fora da lei enquanto atrasa o salário e a segunda parcela do 13°. E também diante do ainda não pagamento da diferença salarial desde outubro/24 (data-base da categoria). Tem que pagar os retroativos. O Sindgraf já alertou que precisa também deve fazer no sindicato a rescisão contratual do gráfico que pediu demissão. Está na Lei do Gráfico, em conformidade com a CLT, onde prevalece o negociado sobre legislado. E a Lei do Gráfico foi justamente negociada pelo Sindgraf com o sindicato dos patrões. Assim, o Sindgraf seguirá garantindo a lei e luta em 2025. E necessita que os gráficos garantam o sindicato. Portanto: sindicalize-se!

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Clique para falar com o Sindgraf-PE