Seg. a Sex. - 9 às 18h

Notícias

Sindgraf-PE inicia ações de ressarcimento do desconto ilegal dos aposentados através do Procon

A iniciativa do Sindgraf-PE contra descontos ilegais na aposentadoria dos gráficos que vêm sendo realizados através de associações pelo Brasil começa a surtir os primeiros resultados. O Procon entrou em campo e tem assumido o papel na cobrança dessas associações para devolver o dinheiro dos trabalhadores que procuram o sindicato. Alguns casos dos gráficos que já levaram os contracheques retirados pelo aplicativo Meu INSS para a análise do Sindgraf estão em fase de cobrança através de processo do Procon. 

Todo aposentado pode procurar o sindicato para tratar deste ou outro tema nas quintas-feiras, diretamente com Iraquitan da Silva, ex-presidente do Sindgraf e atual assessor político da entidade, experiente no assunto. O gráfico na ativa em vias de aposentadoria também pode tratar da sua aposentadoria. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!

“O desconto associativo para aposentados só pode ser realizado quando é autorizado. Sem isso, é ilegal. E tem ocorrido com muita frequência. Todo cuidado é pouco para evitar o golpe. O gráfico deve bloquear a opção de descontos ou empréstimos automáticos da sua conta no APP Meu INSS. Apesar disso, é necessário conferir seu contracheque na sua conta do INSS todo mês. Se tiver desconto e não o autorizou, tire todos os contracheques onde demonstrará tais descontos e procure o sindicato com urgência”, pontua Iraquitan. 

O Sindgraf-PE analisa cada contracheque e encaminha o gráfico para o Procon buscar os meios para a cobrança direta da associação que fez o desconto ilegal. Três casos já estão nesta fase. O aposentado Josival Alves teve seis meses descontados por meio de uma associação do Ceará. O gráfico Emanuell tem oito meses de desconto por uma associação de Recife. O aposentado Haroldo Serafim tem sido descontado há mais de um ano. E tem mais casos em andamento, como o do gráfico Luiz Carlos (Ranzinza), com 1,6 ano de descontos. Gráfico: seja forte, seja forte!

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Clique para falar com o Sindgraf-PE