Cerca de 70 mil trabalhadores já aposentados e beneficiários do INSS de todo o Brasil, inclusive gráficos, tiveram empréstimos sem solicitar, tendo de pagar e arcar com prejuízos. É fruto de golpe derivado do desbloqueio pelo próprio INSS para a contratação de tais empréstimos, feito a partir da liderança de servidor do órgão em Pernambuco, conforme trata a investigação da Polícia Federal, deflagrada neste mês. No estado, o Sindgraf-PE tem recebido casos de aposentados que caíram no golpe. O sindicato atende a categoria toda quinta-feira para este tipo de caso e sobre a aposentadoria em geral. E tem buscado formas de reparação para as vítimas do crime. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!
Quase R$ 1 bilhão em empréstimos consignados indevidos podem ter sido emitidos com ou sem o conhecimento do beneficiário desde 2022. Eis o porquê dos empréstimos consignados sem serem pedidos estão ocorrendo generalizadamente e os gráficos aposentados estão sendo vítimas.
Um dos casos é do gráfico da Indústria Renda (Abreu e Lima/PE), Josival Alves. Ele pode ter caído nesse golpe, com um prejuízo de quase R$ 14 mil. Mas há muitos outros casos, como o do gráfico Cláudio Elodio. Há até o do gráfico Jorge Luís. Atualmente tem seis empréstimos em seu nome, mas, na verdade, só autorizou a realização de dois. Apesar disso, o Sindgraf-PE continua investigando e tem lutado contra.
O INSS não liga nem manda mensagem para ninguém. Portanto, não atenda quem fala em nome do órgão, mesmo falando de vantagens ou qualquer assunto sobre a aposentadoria, nem mesmo em nome do banco. O Sindgraf aproveita esses casos de fraude investigados pela PF e reforça a necessidade dos gráficos de bloquearem a autorização automática de empréstimo em sua conta no APP Meu INSS. Em caso de dúvidas ou suspeita de ter sofrido com algum tipo de golpe procure o Sindgraf-PE. Gráficos aposentados: a luta continua.