Seg. a Sex. - 9 às 18h

Notícias

Gráficos participam dos 102 anos do Dia da categoria no Sindgraf-PE nesta sexta-feira (7)

O dia 7 de fevereiro pode até passar despercebido para a maioria do povo brasileiro, pois é considerado como um dia normal. Mas esta data jamais deve ser assim tratada pelo trabalhador gráfico do Brasil.

O Sindgraf-PE, seguindo o exemplo dos heróis de 07 de fevereiro de 1923, há 102 anos, quando organizaram os gráficos em prol dos seus salários, direitos e condições laborais, mantém a tradição de garantir esta data como feriado para os trabalhadores e ainda promove o evento político-festivo no dia. O evento será realizado na sede do Sindicato, a partir das 8h, com o café da manhã. Depois, às 10h, vídeo e debate sobre a necessidade da continuidade da luta dos gráficos. Em seguida, uma confraternização com feijoada. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalize-se!

O dia 7 de fevereiro pode até passar despercebido para a maioria do povo brasileiro, pois é considerado como um dia normal. Mas esta data jamais deve ser assim tratada pelo trabalhador gráfico do Brasil. Ainda mais agora, quando a situação da política nacional, em função das leis dos últimos governos (Temer e Bolsonaro), sem compromisso com o trabalhador e com a população mais carente, retrocedeu nos direitos trabalhistas  e previdenciários. Contudo, o gráfico pode continuar se perguntando qual a importância do 7 de Fevereiro? E qual a relação da data com as políticas criadas que têm interferido no direito do trabalhador?

Em princípio, o 7 de Fevereiro remonta o começo da histórica greve da categoria, de 42 dias em São Paulo, no ano de 1923. O movimento paredista foi capaz de garantir direitos antes inexistentes. Os gráficos mostraram ter enorme consciência de classe, liderada por João da Costa Pimenta. E, dispostos a tudo, até comer terra se fosse necessário, eles lutaram contra patrões e o sistema político até estes reconhecerem a representação dos gráficos, a fim de garantir direitos para a categoria.

Nascia então a União dos Trabalhadores Gráficos (UTG) – primeiro sindicato oficialmente reconhecido no Brasil. Com isso, nascia também a primeira experiência de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no País, com direitos específicos para os gráficos, aceito pelos empresários, mesmo antes de tais regras serem institucionalizadas por meio de leis públicas. Em Pernambuco, a CCT é conhecida como a Lei do Gráfico. Nela, há 60 direitos acima da Lei Geral do Trabalho no Brasil (CLT). Dentre os direitos, o feriado do Dia do Gráfico é uma das conquistas. Gráfico: seja forte, seja sócio. Sindicalize-se!

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Clique para falar com o Sindgraf-PE