Primeiro, o gráfico tem que ver quem é por ele, sobretudo quando o patrão descumpre as questões salariais, direitos e condições de trabalho. Quem ajuda, orienta e defende os trabalhadores nestas horas? É a empresa ou o Sindgraf-PE. Claro que o sindicato. Todos sabem. E muitos procuram a entidade nestes momentos, recebem a solidariedade e veem o sindicato encarando o patrão em defesa da Lei dos Gráficos e da CLT (Lei do Trabalho).
É uma questão de consciência de classe dos gráficos e cidadania que se sindicalizem com um pequeno valor para fortalecer o Sindgraf-PE. Trabalhador é o seu direito e o seu dever. É o sindicato que luta também pelo aumento salarial e pela manutenção dos seus direitos. E coloca a advogada na defesa de seu direito quando o patrão insiste em ser o fora da lei.
Mas para manter o sindicato nesta luta é preciso a participação dos antigos gráficos, como também dos mais jovens, estes que são a continuação da categoria e que devem chegar mais junto de quem vai lhe defender. Gráfico: valorize quem luta por ti. Sindicalize