Seg. a Sex. - 9 às 18h

Notícias

Gráfica perto da sede do Galo da Madrugada troca jornada de trabalho no Carnaval, mas não poderá compensar dos gráficos depois

Nas gráficas que já fizeram o acordo com o sindicato como manda a lei da categoria, os empregados têm concordado em trabalhar dias diferentes da jornada, feriados ou em horas-extras durante a jornada semanal.

O maior bloco carnavalesco de rua (Galo da Madrugada) sai neste sábado (1°), abrindo o Carnaval de Pernambuco. Mas perto da sede do Galo, no bairro de São José, a gráfica Recife liberou os gráficos do trabalho nos dias de festa. Porém, ilegalmente, quer que os trabalhadores compensem depois sem nenhuma legitimidade porque não acordou a troca de jornada via acordo com o Sindgraf-PE. A Lei dos Gráficos determina que apenas terá validade a troca de jornada de trabalho com o aval do sindicato. É por isso que as gráficas que respeitam a lei, a exemplo da Elite, em São Lourenço da Mata, firmou um acordo a respeito com o sindicato mediante aval dos gráficos na última quarta-feira (26). O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!

Nas gráficas que já fizeram o acordo com o sindicato como manda a lei da categoria, os empregados têm concordado em trabalhar dias diferentes da jornada, feriados ou em horas-extras durante a jornada semanal. Na Elite, durante assembleia dos trabalhadores com o presidente do Sindgraf-PE, Evandro Tavares, aceitaram passar o Carnaval todo livre e trabalharem no feriado da Data Magna na próxima quinta-feira (6) e no sábado (8).

Se a Elite não tivesse procurado o sindicato, que consultou os gráficos e assim aprovaram a troca, a gráfica não poderia cobrar depois a compensação dos dias de serviço liberados. E é o que deve ocorrer na Gráfica Recife, já que nada, até agora, foi legalizado com base na Lei do Gráfico, pois, a empresa fez a troca sem o aval sindical, o que o torna sem valor. Portanto, os profissionais não são obrigados a compensar nenhum dia nem horas depois. A empresa, também, tem atrasado salário e está com FGTS dos funcionários em débito, estando sendo cobrada pelo Sindgraf-PE. Gráfico: só juntos somos fortes. Sindicalize!

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Clique para falar com o Sindgraf-PE